top of page
Buscar

Cerâmica x Porcelana x Faiança - Entenda as diferenças!

Quando o assunto é louça e uma mesa posta, a gente enlouquece né?! Você também é daquelas que quer ter infinitas possibilidades de combinações para uma mesa bonita e agradável para receber ou se servir?!

São muitas as possibilidades para o jogo de chá podendo ser o jogo completo, louças avulsas, clássicas, mais contemporâneas, e tantas outras possibilidades de materiais como vidro, cerâmica, porcelana, faiança.

Mas quais as diferenças entre estes materiais?

Sobre o vidro, vamos falar outro dia, pois merece uma publicação só dele. Então vamos entender mais sobre o mundo das cerâmicas!!!!


📍 A cerâmica, que também é muito encontrada em outros locais da casa, como revestimentos inclusive, é feita do barro, da queima da argila. Este processo pode ser industrializado ou manual, e o resultado são sempre peças mais robustas, mais pesadas, mais porosas e consequentemente menos resistentes.

Podem receber uma camada de esmalte fosco ou brilhante como acabamento, e vão ao forno em temperatura entorno de 800ºC a 1000ºC.


📍 A Porcelana também é um tipo de preparo de massa cerâmica, porém utiliza argila branca em uma mistura de caulim, feldspato e quartzo. Tais agregados exigem uma temperatura maior na queima, que chega a 1260ºC. Com a temperatura mais alta, a peça e o esmalte de acabamento se fundem em uma coisa só, por isso o torna um material muito mais resistente e com baixíssima porosidade e um resultado final com estética vitrificada.


📍 Já a Faiança, também tem como base a argila branca, porém em uma mistura menos pura de agregados e uma fina camada de esmalte, ela passa por um processo de queima mais rápido e em temperatura inferior ao da porcelana. Sabemos que em todo material acontece o efeito da dilatação. Pois bem, a base e o esmalte da peça sofrem dilatações diferentes, conclusão, ao longo do tempo essa fina "casca" de esmalte, que dilata de forma diferente do restante da peça resulta em um esmalte craquelado, e inclusive a tonalidade da peça ganha aspecto amarelado. A produção portuguesa e italiana são as mais conhecidas e tradicionais. A produção portuguesa e italiana são as mais conhecidas e tradicionais hoje em dia.



Por:

Francielle Mendes | Sommelier de Chás

Lecorchá | @lecorcha | www.lecorcha.com.br

15 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Olá existe uma informação não precisa, a cerâmica é queimada 2x a primeira queima é a 840 graus e a segunda a 1240 graus. A segunda queima é com esmalte portanto a porosidade da cerâmica é absorvida pelo esmalte que é fundido na cerâmica. Acredito que seja de grande valia a informação estar mais completa.

Obrigada e parabéns pelo artigo

Like
bottom of page