Essa é uma questão onde normalmente se tem muitas dúvidas, se escutam algumas besteiras também, então vamos trazer esse conteúdo para de uma vez por todas esclarecer essa indagação.
A resposta é SIM!!!!! Também conhecida como TEÍNA, a cafeína do chá foi descoberta na planta Camellia Sinensis em 1827.
Por isso, SIM, todos os tipos de chás (branco, amarelo, verde, oolong, preto e escuro) à possuem.
É bom lembrar também que diversos outros alimentos contém cafeínas também, como refrigerantes, chocolates, a erva mate, entre outros.
A principal diferença de atuação no nosso organismo entre elas é que CAFEÍNA é sintetizada e absorvida pelo nosso organismo diretamente pelo ESTÔMAGO, por isso a sensação de explosão de energia ao tomar uma xícara de café.
Enquanto que a TEÍNA é absorvida lá no INTESTINO, de forma mais suave e lenta, trazendo também o efeito de ficar ligado, porém de maneira mais uniforme e contínua, menos brusca.
Por isso muita gente que sofre com gastrites e úlceras estomacais não sente desconforto com o chá, sendo uma excelente opção de bebida para quem quer substituir o café!
O órgão americano que regula os alimentos nos EUA, o FDA, recomenda a dose de ingestão diária de cafeína por dia dentro da seguinte dosagem:
AULTOS : 300 a 500 mg/dia
GRÁVIDAS: até 200 mg/dia
ADOLESCENTES : até 100 mg/dia
Estudos americanos e artigos publicados que realizaram a mensuração da presença de cafeína nos alimentos trazem este comparativo da presença nos chás e cafés:
xícara de 237 ml de chá verde --------------- 28 mg cafeína
xícara de 237 ml de chá preto ---------------- 47 mg de cafeína
xícara de 237 ml de chá gelado -------------- 20 mg de cafeína
xícara de 237 ml de café instantâneo ------- 62 mg de cafeína
xícara de 237 ml de café ----------------------- 96 mg de cafeína
xícara de 30 ml de café expresso ------------ 64 mg de cafeína
Mesmo em chás mais fortes como o chá preto, a concentração em uma xícara de chá é muito menor do que o encontrado em uma xícara de café.
Lembrando que sim, a ingestão de cafeína é uma coisa boa para o corpo humano, e desempenha um estado de alerta no corpo, benéfico e o que vale sempre lembrar é que o excesso desta substância pode ser prejudicial.
Por:
Francielle Mendes | Sommelier de Chás
Lecorchá | @lecorcha | www.lecorcha.com.br
Comments